Quem é Ana Magalhães, a jovem de Lamego que ganhou o concurso Chefe Cozinheiro do Ano?
Esta foi a 33.ª edição do prémio. Há 23 anos que não vencia uma mulher. “É um sentimento de missão cumprida, de libertação.”

O gosto pela cozinha entrou por acaso na vida de Ana Magalhães. Aos 11 anos, a jovem natural de Lamego começou a ajudar a mãe a preparar as refeições para os irmãos — era a mais velha de três. “Precisava sempre de um banco para chegar ao fogão. Lembro de preparar massa à bolonhesa”, conta à NiT. Entrou para a escola de hotelaria por incentivo da família e passou a gostar cada vez mais da área. Não se imagina a fazer outra coisa neste momento.

Aos 26 anos, ganhou o concurso nacional Chefe Cozinheiro do Ano 2022. A final decorreu esta quarta-feira, 29 de junho, na FIL, em Lisboa. Há 23 anos que uma mulher não vencia esta competição que já vai na 33.ª edição. Contando com Ana foram apenas cinco as cozinheiras a receber esta distinção.

“É um sentimento de missão cumprida, de libertação. Sempre fui muito anti-machismo. A cozinha profissional é muitas vezes um mundo de homens. Tinha o peso de muitas mulheres em cima de mim”, acredita.

Leia o artigo completo.

29/11/2022 às 12:00