Cuscuz: o projeto português de pai e filha está a conquistar o mundo da moda lá fora - NiTtv
Cuscuz: o projeto português de pai e filha está a conquistar o mundo da moda lá fora

Ana Mendes fala do seu pai com um orgulho que poderia comover até os corações mais duros. Quando a designer de 25 anos estava na faculdade e lhe pediram para fazer o seu primeiro trabalho de Marketing, encontrou em Amâncio Neves, de 62, a inspiração para criar o seu projeto. Nessa altura, estava longe de imaginar que essa pequena tarefa académica no meio de tantas outras a iria levar, uns anos mais tarde, a apresentar a sua marca na Semana da Moda de Paris.

Agora, a Cuscuz passou de um projeto original de faculdade a uma marca procurada lá fora, que até lhe valeu a nomeação para finalista da segunda edição do New Talent, o concurso promovido pela NiT, a TVI e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e que elege os melhores jovens talentos do País na área do lifestyle com menos de 27 anos, O vencedor irá receber 10 mil euros para desenvolver um projeto pessoal.

Comecemos pelo princípio. A história de sucesso de Ana teve início muito antes de nascer, quando o seu pai era apenas um miúdo de 14 anos e começou a experimentar sozinho a fotografia e as artes gráficas, num passado distante e analógico em que tudo era manual. Sem qualquer formação na área, foi um autodidata sem medo de se atirar a diferentes artes ao longo dos anos e transformou-se naquilo que a filha descreve como um “canivete suíço” — já fez de tudo. No entanto, as a dificuldades em ganhar uma vida através da paixão pela arte levaram-no, nos anos 70, a encontrar uma alternativa de trabalho enquanto motorista de transporte de medicamentos urgentes em várias zonas de Portugal e Espanha.

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22/10/2020 às 09:37

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