“Um dia, estava sozinha na rua, de cadeira de rodas, um homem parou-me e disse-me: ‘Fico sempre tão triste quando vejo pessoas como você’”, recorda com um suspiro. “É cansativo.” Há quatro anos, Inês Coias passava férias na casa de família, no Alentejo, quando um incêndio a apanhou desprevenida. Acabaria por ficar com grande parte do corpo queimado, ao ponto de ter que ver uma das suas pernas ser amputada. A recuperação demorou um ano.
Hoje, mais do que refletir nos porquês e nas consequências, prefere focar-se na luta para que todos possam viver uma vida mais livre, mais fácil, sem discriminações ou preconceitos. Foi também por esse motivo que acabou a posar em lingerie para a sessão fotográfica que deu origem à nova edição do projeto +MULHER.
Com a assinatura da fotógrafa Dai Moraes, a exposição conta as histórias de dez mulheres que, através de uma sessão boudoir, pretendem inspirar outras tantas que vivem situações semelhantes às suas. As fotografias foram acompanhadas por entrevistas em vídeo realizadas pela produtora Janela Discreta. A sessão está em exposição desde o dia 17 de setembro na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, no concelho de Oeiras.
Leia o artigo completo.
28/09/2022 às 09:30