No início dos anos 70 do século passado, Portugal vivia sob opressão do regime. Em plena ditadura, várias formas de arte viviam o período mais difícil da história nacional, devido à censura constante. Para que os artistas passassem as suas mensagens, tinham de as esconder de forma inteligente nas letras que cantavam. Foi isso mesmo que Fernando Tordo fez com “Tourada”. O tema celebra 50 anos este ano, marco que será assinalado com atuações especiais do próprio músico.
A 26 de fevereiro de 1973, o artista subia ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, para apresentar pela primeira vez esta canção. Era um dos candidatos ao X Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, evento que é atualmente conhecido como Festival da Canção. Ali, tal como agora, era escolhido o tema que representaria o nosso País na Eurovisão. Fernando Tordo consagrou-se vencedor.
A letra sobre o mundo tauromáquico tinha mais do que um significado. Era uma crítica velada ao regime político da altura, o Estado Novo. Sem críticas diretas e objetivas ao regime, “Tourada” passou pelo lápis azul, não tendo a sua letra censurada ou alterada.
Leia o artigo completo.
03/02/2023 às 09:30