Neste Natal, vai desligar o telemóvel para passar mais tempo com a família?
A marca quer alertar os consumidores para a necessidade de aproveitaram a vida fora dos ecrãs. A NiT foi descobrir se eles estão dispostos a isso.

Os postais de Natal já ficaram no século passado e a família a partilhar um sofá enquanto vê um filme deixou de ser o clássico plano para a tarde do dia 25 de dezembro. As trocas e momentos mais íntimos foram substituídos por contactos em mensagens digitais. E a verdade é que as conversas à mesa são cada vez mais raras quando existem smartphones por perto. Parece que preferimos olhar para o Natal dos outros em vez de aproveitarmos quem está ao nosso lado.

De acordo com o estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais" da Marktest, realizado em julho deste ano, cada português passou em média 111 minutos por dia nas redes sociais em 2022 — como o Facebook, Instagram, Tik Tok, X (antigo-Twitter) — ou a enviar mensagens no WhatsApp e no Messenger. São quase duas horas do dia.

Se olharmos para o relatório por faixas etárias, percebemos que o problema é particularmente grave nos jovens. Entre os 15 e 24 anos, este número sobre as 2h21, enquanto que na faixa seguinte (até aos 34 anos) fica acima das 2h40. Em média, são mais 25 minutos passados nestas apps do que há cinco anos, conclui a Marktest.

Preocupada com a falta de conexão humana e real, o Boticário aposta neste Natal naquilo que realmente importa: estar presente com quem está presente. A marca de cosmética, perfumes e maquilhagem juntou-se à NiT e foi para as ruas de Lisboa perceber se os portugueses têm noção do tempo que passam nas redes sociais — e se, nesta época de maior partilha, vão tentar contrariar a tendência.

Leia o artigo completo.

29/11/2023 às 19:15

Produtor

Rita Umbelino

Pós-produção vídeo

Rafael Marques

Multimédia

Inês Gomes Lourenço