A Despensa Avó Zé já chegou a Campo de Ourique e tem comida caseira todos os dias
A marca, onde pode encomendar o jantar de Ano Novo, abriu uma loja no típico bairro lisboeta com as receitas favoritas dos portugueses.

A Despensa Avó Zé nasceu, oficialmente, em 2020, mas a sua história teve início em 1981, quando Maria José Homem de Mello, descrita por quem a conheceu como “uma excelente cozinheira”, tentou lançar um conceito pouco popular na época, que envolvia comida caseira, de elevada qualidade, congelada. Tratava-se da solução ideal para os que não recusam um bom prato, contudo, não têm tempo (ou vocação) para o preparar.

Em 2003, Regina e Gonçalo de Mello, a nora e o filho, criaram a marca Avó Zé, que se materializou num restaurante em Carnaxide, onde se dedicam, desde então, a recuperar as emblemáticas receitas da figura que os inspira. Como aconteceu em muitos outros casos, a pandemia de Covid-19 obrigou-os a repensar o negócio. A resposta foi a criação de um take-away, em setembro de 2020. Surgia assim, pela primeira vez, em Telheiras, a Despensa Avó Zé como hoje a conhecemos. Quase dois anos depois, já a encontra também no Parque das Nações e, mais recentemente, em Campo de Ourique. Neste último bairro lisboeta, a loja abriu final de novembro.

“A ideia é bastante simples. São sítios aos quais as pessoas podem ir buscar, de segunda a sábado, comida caseira, fresca e congelada que chega da nossa casa em Carnaxide”, começa por explicar à NiT Filipa Dias, supervisora de operações.

Leia o artigo completo.

02/02/2023 às 09:30

Jornalista

Patrícia Santos

Imagem

Inês Lourenço

Editor

Rafael Marques