Sabia que pode visitar o quarto onde Isabel II ficou hospedada quando veio a Portugal?
O Pavilhão Maria I, no Palácio de Queluz, vai voltar a abrir ao público no dia 5 de fevereiro.

A rainha Isabel II, a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido, veio a Portugal pela primeira vez em 1957, acompanhada pelo marido, o duque Filipe de Edimburgo. Foi recebida no Cais das Colunas, em Lisboa, e chegou a bordo de uma das mais célebres embarcações do mundo, o Royal Yacht Britannia, que serviu a família real em 968 viagens oficiais. A monarca ficou hospedada no Pavilhão D. Maria I, no Palácio de Queluz.

A fachada do monumento esconde, na verdade, duas moradas: uma delas é uma residência independente, o Pavilhão D. Maria I, concluído em 1789. Foi construído a pensar na realeza e, em 1794, tornou-se residência oficial da rainha D. Maria I e, posteriormente, dos príncipes regentes D. João VI e D. Carlota Joaquina.

Desde 1940, esta ala do Palácio de Queluz passou a acolher os chefes de Estado estrangeiros de visita ao País. Ao longo dos últimos anos, passaram por lá reis, príncipes, imperadores e presidentes — mas nenhuma visita foi tão marcante como a de Isabel II, que morreu em setembro de 2022.

Leia o artigo completo.

22/02/2023 às 11:30

Jornalista

Sara Lopes

Imagem

Rafael Marques

Editor

Rafael Marques