Prepare a agulha: chegou o workshop para aprender a técnica de bordar que está na moda
Com os cursos da Retrosaria Rosa Pomar, vai descobrir como mexer naquelas máquinas de costura que a sua avó tinha em casa.

Há cada vez mais pessoas que querem aprender a fazer as próprias peças de roupa em vez de as comprarem em lojas de fast fashion. O aumento da procura por este conhecimento tem levado ao ressurgimento de práticas têxteis artesanais que estavam a cair no esquecimento. Agora, as netas que viam as avós a trabalharem com a máquina de costura, também querem aprender a fazer magia com as mãos — e os workshops de iniciação a estas técnicas multiplicam-se. A Retrosaria Rosa Pomar é um dos locais onde os pode frequentar. Além de vender lã e proteger as ovelhas de espécies ameaçadas também ensina os clientes a utilizarem agulhas.

Quando Rosa Pomar criou um blogue em 2007 que acabou por dar origem um site em 2008, estava muito longe de imaginar que o esse espaço online se viria a tornar uma loja física. “Nessa altura, a Rosa, que dá o nome à loja, começou a fazer uns bonecos de pano e tinha alguma dificuldade em encontrar os materiais que precisava para trabalhar. Começámos a ter de importar muitos desses materiais e, com isso, fomos aumentando as quantidades e decidimos abrir uma loja online”, revela à NiT Filipe Pacheco, um dos sócios da retrosaria.

O objetivo era simples: vender têxteis que até então não existiam em Portugal, bem como algumas peças que Rosa ia criando. Com o passar do tempo, acabou por ganhar uma grande popularidade. Em pouco mais de um ano, aquele domínio online ganhou um espaço físico no Chiado. “Estivemos lá durante 10 anos, éramos uma loja muito pequenina e escondida num segundo andar. Só ia lá quem nos conhecia efetivamente ”, conta.

Leia o artigo completo.

23/01/2023 às 09:30

Jornalista

Sara Lopes

Imagem

Inês Lourenço, Rafael Marques

Editor

Joana Mouta