Madam’s Lodge: o alojamento na Pensão Amor que quer “humanizar a prostituição”
Abriu nos finais de maio e procura contar a história das diversas mulheres que viveram a noite de Lisboa.

Poucas são as coisas que, no mundo da hotelaria e turismo, nos obrigam a olhar duas vezes para termos a certeza de que o que estamos a ver é real. No entanto, Lisboa tem agora um dos estabelecimentos mais inusitados que pode encontrar. O Madam’s Lodge é o novo alojamento no centro da capital que aproveita a temática erótica que rodeia a mítica Pensão Amor, antigo bordel convertido num espaço de diversão, e a torna numa lição de história e humanização das mulheres que ali trabalharam.

Foi inaugurado em finais de maio, mas “a primeira pedra foi lançada muito antes”. “Foi idealizado mais ou menos em 2017, altura em que criei ‘Alice no País dos Bordéis’, uma peça sobre a altura em que Salazar proibiu a prostituição em Portugal. Explorava o que esta mudança implica na vida destas mulheres”, explica Roger Mor, responsável de comunicação da Mainside, grupo responsável por projetos como o referido teatro, o Museu Erótico de Lisboa e, claro, o Madam’s Lodge.

“Ao pesquisarmos, começámos a perceber que havia histórias associadas a prostitutas do Cais do Sodré, nomeadamente do prédio da Pensão Amor. Aí, surgiu a ideia de prestar homenagem às vidas que se escondem por trás deste rótulo de prostituta”. Neste espaço, os relatos vão sendo contados de forma a esclarecer “onde acaba a realidade e começa a ficção”.

Leia o artigo completo.

23/08/2023 às 09:30