Um dia no Circle, o ginásio que promete converter qualquer um
O ginásio Circle garante que consegue transformar qualquer pessoa num atleta. Por isso, enviámos o nosso repórter mais preguiçoso.

O Circle é o novo spot de treino de Lisboa. Abriu no final de dezembro e trouxe até Portugal um sistema inovador, o Prama, cheio de luzes, som, e sensores no chão e nas paredes. Tudo para fazer exercício sem ser nas habituais máquinas com pesos, passadeiras e afins, e até mesmo fora das típicas aulas de grupo com movimentos que todos repetem, tipo zumbas e body jump.

A atividade física do jornalista da NiT, Adriano Guerreiro, "resume-se às aulas de educação física que tive até ao 12.º ano, aos jogos de futsal com os amigos, e uma breve experiência na equipa de futebol de 11 da faculdade". Depois disto, nem uma corrida ao final da tarde.

Adriano diz ser uma pessoa sedentária, mas com vontade de mudar. Este foi um primeiro passo: experimentar uma aula no inovador Circle.

A tecnologia inovadora com que as salas do Circle estão equipadas chama-se Prama. Os exercícios são definidos através do programa com diferentes objetivos e intensidades, ajustado sempre ao tipo de público que o vai fazer. Ernesto Carvalho, um dos sócios do ginásio que acompanhou Adriano, escolheu o Energy devido à falta de prática do jornalista.

O programa tinha duas séries de exercícios. O jornalista da NiT, não só quase não acabou o primeiro, como ficou a morrer só com o aquecimento. Começou em prancha num círculo no chão a cruzar os pés e a tocar em pontos, numa espécie de relógio; seguiu para um género de uma macaca onde tinha de atirar uma bola e avançar para as casas à frente. Passou de seguida para um jogo do galo onde, mais uma vez de prancha, elevava os pés até algumas das linhas. Depois uns saltos num TRX que estava pendurado, e no exercício seguinte com uma bola de basquetebol teve de acertar em números que estavam acessos na parede, sempre com algum movimento. O exercício final consistia em percorrer um corredor à medida que os números ficavam acessos.

Leia aqui o testemunho completo.

19/02/2020 às 12:30

Imagem

Rui Marques, Inês Gomes Lourenço

Pós-produção vídeo

Rui Marques

Jornalista

Adriano Guerreiro

Produtora

Marta Cavaleiro
PUB