O "Pesadelo na Cozinha" que quase ficou a meio
No restaurante O Lavinas, em Vila Real, Ljubomir encontrou uma família à beira de um ataque de nervos. Mónica Mendes, cozinheira do espaço, quis desistir e parar as gravações.

Elói Mendes, responsável pelo restaurante O Lavinas, em Vila Real, foi o responsável pela vinda do programa ao espaço. Fã inveterado do chef, já tinha tentado participar no programa logo na segunda temporada, mas foi rejeitado. Um ano depois, chegou o tão esperado telefonema. Mesmo sem a bênção de Mónica, esposa e cozinheira do espaço, que, confessa, estava longe de ser fã de Stanisic, disse que sim.

À frente d'O Lavinas há quase dois anos, o negócio teve um início aos solavancos e a estabilidade cobrou o seu preço na vida familiar de Elói e Mónica, que têm sentido dificuldades em aplicar todas as transformações e mudanças que o chef quis aplicar durante as gravações do programa. As obrigações familiares deixam pouco tempo para o fazer.

A grande mudança foi na decoração, a produção deu mais cor à sala do restaurante, que até então estava demasiado "pálida". Houve também mudanças na carta, mas essas estão guardadas estrategicamente uma caixa fechada — e da cozinha saem apenas os pratos simples do dia, à imagem do que já acontecia antes do programa. Mónica e Elói têm uma justificação. Os pratos que Ljubomir Stanisic sugeriu não fazem sentido para os clientes do almoço d'O Lavinas. Elói e Mónica apenas cozinham esses pratos ao jantar e aos fins de semana.

Mónica esteve quase para desistir das gravações, chegou mesmo a fazer esse pedido à produção do programa. Numa situação de almoço com algum movimento, a cozinheira sentiu que a estavam a passar a imagem de que ela era a má da fita, que não se preocupava com os seus funcionários. Tal nunca aconteceu, Mónica reforçou que esse sempre foi um cuidado que teve. Depois de uma conversa com a produção, e com o próprio Ljubomir Stanisic, com quem desabafou, Mónica aceitou continuar com as gravações.

Leia o artigo completo.

27/01/2020 às 13:30

Imagem

João Sousa

Pós-produção vídeo

João Sousa

Grafismo

Rui Marques

Jornalista

Daniel Vidal
PUB