Noa, a cantora inspirada que canta para todos
Lia Gesta passou da dança para a música, lançou discos e é a voz que atrai centenas à taberna familiar junto ao Douro.

Lia Gesta passou da dança para a música, lançou discos e é a voz que atrai centenas à taberna familiar junto ao Douro.

O cenário é uma espécie de íman para os turistas que visitam o Porto. O pequeno Cais das Pedras na margem do rio Douro, a poucos minutos a pé da Ribeira, é um spot naturalmente procurado — mas a voz que se ouve pelas janelas da Taberna do Cais das Pedras é um chamariz especial.

Lá dentro canta Noa, nome artístico de Lia Gesta, jovem que sonhava em ser dançarina de ballet, mas acabou maravilhada pela harpa. O projeto não resultou, saltou para o violino e foi com ele em punho que se lançou nas discotecas, a acompanhar o som da house music, ao lado dos DJ.

Dedicou-se a cantar e a compor e chegou mesmo a atuar no prestigiado festival de jazz de Montreux. Agora, todas as semanas, é possível vê-la atuar ao vivo no restaurante da sua família, onde canta para turistas e locais, que apreciam um pouco de tudo, do fado, à música brasileira ou jazz.

“Não faço só um tipo de música ou de poesia”, explica à NiT. “Depende do dia. Se naquele dia, uma emoção me puxou para fazer um fado ou um blues.”

É às quartas-feiras que Noa abrilhanta as refeições com atuações de improviso. “O ambiente musical que se cria é de muita proximidade. As pessoas cantam connosco”, diz. “O que é garantido é que é algo que só vai acontecer nessa noite.”

15/10/2022 às 10:00

Jornalista

Daniel Vidal

Editor

Joana Mouta