Chama-se Livraria Martins e é a mais recente livraria independente de Lisboa. Fica na conhecida Avenida Guerra Junqueiro, na zona da Alameda, e abriu de forma lenta desde o final de julho. Ao todo, há 12 mil títulos à venda — mas os responsáveis querem atingir a marca dos 20 mil nos próximos tempos.
O espaço amplo, de dois pisos, é uma das grandes qualidades da livraria. Ali funcionou durante muitos anos uma loja da Massimo Dutti, que entretanto deu lugar a um pop-up de uma galeria de arte. O projeto da Livraria Martins, do empresário Gonçalo Martins — responsável pelo Grupo Editorial Atlântico — já estava a ser planeado há muito tempo.
“Foi uma ideia que surgiu do sonho do Gonçalo Martins, que tinha explorado a livraria do cinema King, em Lisboa. O fecho do cinema implicou, claro, o fecho da livraria. Era uma coisa de que ele gostava bastante e ficou sempre com essa vontade, com esse bichinho de ter um dia uma livraria, um espaço próprio, para desenvolver um conceito”, explica à NiT a porta-voz da livraria, Sara Butler, responsável pela comunicação do espaço.
Leia o artigo completo.
07/10/2022 às 09:30