José Eduardo Agualusa: “É impossível não gostar deste filme, é preciso não ter coração”
A NiT falou com o escritor angolano sobre “Nayola”, um filme passado na guerra civil, que se baseia numa história original sua.

Chama-se “Nayola” e é um filme de animação realizado pelo cineasta português José Miguel Ribeiro a partir de uma história original do autor angolano José Eduardo Agualusa — que entretanto passou por múltiplas mutações. Esteve em antestreia no festival Monstra e chega aos cinemas nacionais a 13 de abril.

A narrativa centra-se na guerra civil de Angola, que se prolongou por 25 anos, e acompanha três gerações de mulheres durante o conflito armado. Lelena é a avó, Nayola é a mãe e Yara a filha e neta. A guerra marcou-as de formas distintas — mas acima de tudo é um acontecimento que moldou de forma inevitável toda a sociedade e as famílias angolanas.

“Nayola” tem sido bastante elogiado pela crítica e pelos espectadores de diversos países. Agora, prepara-se para estrear em Portugal. A NiT falou com José Eduardo Agualusa no Cinema São Jorge, no âmbito do Monstra. Leia a entrevista.

Leia o artigo completo.

06/04/2023 às 09:30

Jornalista

Ricardo Farinha

Imagem

Inês Lourenço, Rafael Marques

Editor

Joana Mouta