As loiças em cerâmica sempre desempenharam funções que vão muito além das refeições. Porém, o desejo de nos deixarmos levar pelo lado estético de objetos que, anteriormente, tinham somente um sentido utilitário nunca foi tão vincado como atualmente. A oferta da loja Cerâmicas na Linha, situada no número 16 da Rua Capelo, em Lisboa, é um bom exemplo disso mesmo. Por lá não encontrará a monotonia de peças exatamente iguais nem de uma única cor.
A ideia surgiu quando Natália Pires, a fundadora da marca, tinha 60 anos: “Não foi um projeto de vida, mas [surgiu] para manter-me ativa, porque gosto de trabalhar e de estar envolvida em processos criativos”, conta à NiT a empreendedora, agora com 71 anos. Foi, inclusive, o marido que lhe sugeriu a abrir um espaço próprio, questionando-a sobre essa possibilidade. Na altura, já tinha uma bagagem que incluía 11 anos de experiência com cerâmica e vários contactos de criadores e fábricas. Estava, afinal, rodeada de pessoas que trabalhavam na área.
A primeira loja surgiu em Carcavelos, há mais de uma década. Dois anos depois passaram para Oeiras — espaço que atualmente está fechado para obras — e, finalmente, instalaram-se em Lisboa, no Chiado, em 2019. É ali, no centro da capital, que os clientes podem criar conjuntos ao seu gosto, escolhendo cada uma das peças, que também podem ser compradas à unidade.
Leia o artigo completo.
27/08/2022 às 09:30