Bernardo Silva recorda claramente o dia em que teve a sua primeira experiência com o mercado dos sneakers. Num domingo frio de dezembro de 2020, estava no ginásio quando um amigo lhe fez uma proposta: um novo par de sapatilhas da adidas estava a causar sensação e podia ser adquirido por 220€, com a possibilidade de ser revendido por cerca de 300€. “Fiquei logo muito curioso, sobretudo para perceber como aquilo era possível”, explica o personal trainer de 33 anos.
Quatro anos depois, aquela curiosidade inicial transformou-se num autêntico negócio. Desde a compra do primeiro par de sapatilhas, Bernardo afirma que “nunca mais gastou dinheiro do próprio bolso”. “Este empreendimento tem-se autofinanciado”, assegura o fundador da Sneakers Bros, a loja online de revenda de sapatilhas que se instalou num espaço físico no centro de Lisboa em março.
“Na altura quis entender como funcionava todo o processo, porque é que as pessoas não compravam diretamente nas lojas”, nota, antes de detalhar o ciclo do “sneaker resell”. Quando os modelos de edição limitada são anunciados pelas marcas os resellers, atentos, apoderam-se deles sempre que têm a oportunidade, quer seja em lojas físicas ou em sites internacionais. Os influencers promovem a procura e a escassez desempenha o seu papel. Os colecionadores dispostos a incluir esses modelos nas suas coleções estão prontos a pagar o preço elevado. É deste modo que iniciativas como a de Bernardo conseguem prosperar.
Leia o artigo completo.
19/09/2024 às 10:38