Um dos chefs favoritos de Justin Timberlake abre novo restaurante em Lisboa
Mattia Stanchieri passou por algumas das melhores cozinhas do mundo. Agora, arranca o seu primeiro projeto a solo no Chiado.

Mattia Stanchieri. Este é um dos nomes do momento na gastronomia lisboeta. O chef italiano, que começou o percurso muito timidamente na Escola de Hotelaria de Monza, já passou por alguns dos palcos mais famosos do mundo. Das Bahamas mudou-se para Copenhaga, para o icónico Geranium, considerado um dos melhores restaurantes do mundo. Após a experiência na Dinamarca escolheu o coração da capital portuguesa para instalar no seu primeiro restaurante a solo.

O Vibe abriu a 2 de maio, na Rua da Horta Seca, com um projeto cheio de sonhos. “Esta é uma ideia que estava na minha cabeça há cerca de 17 anos. Sabia que queria criar um conceito divertido de fine dining, onde pudesse contar histórias através da comida e estar livre atrás do balcão. Finalmente o dia chegou”, explica o chef italiano de 34 anos à NiT.

Antes de começar a cozinhar, Stanchieri começou por ser empregado de mesa numa pizzaria em Monza. Quando terminou o ensino secundário, entrou na Escola de Hotelaria de Monza e em simultâneo foi trabalhar como assistente na Osteria La lira e mais tarde como estagiário no estrelado Da Vittorio — distinguidos com uma e três estrelas Michelin respetivamente.

Leia o artigo completo.

28/05/2024 às 11:59

Produtor

Rita Umbelino

Multimédia

Bruno Ferreira

Pós-produção vídeo

Joana Mouta