R6ku: o novo restaurante do Porto traz o melhor da comida de rua asiática
As viagens pela Indonésia serviram de inspiração para os dois irmãos confecionarem os pratos tradicionais da cultura, da forma mais autêntica possível.

Francisco Mota Moura sempre teve jeito para a culinária. É formado em Técnicas de Cozinha e Pastelaria pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e, desde então, tem-se aventurado por vários restaurantes tradicionais e de renome da cidade. Passou pela cozinha de grandes chefs como o Cordeiro, Marco Gomes e ainda foi chef executivo no hotel Hilton Porto Gaia. Agora, com 28 anos, decidiu que estava na altura de lançar o seu próprio negócio.

“A comida asiática sempre me fascinou. Depois de duas viagens à Indonésia, onde provei uma centena de produtos diferentes, tive oportunidade de acompanhar o processo de confeção dos produtos de perto com os locais. Nesse momento, soube que tinha de trazer um pouco da comida asiática para os portuenses e partilhar esse pedaço do mundo com eles”, começa por contar o jovem à NiP.

A Francisco juntou-se o seu irmão, João Maria Moura, formado em Global Marketing pelo IPAM, no Porto. “Sempre tive gosto pela cozinha, mas sobretudo uma grande admiração pelo trabalho do meu irmão e todo o percurso que fez até agora. Por isso, fazia sentido acompanhá-lo nesta nova fase da sua carreira”, admite o jovem de 21 anos. 

Leia o artigo completo.

20/06/2024 às 10:00

Produtor

Rita Umbelino

Multimédia

Tânia Teixeira

Pós-produção vídeo

Joana Mouta, Laura Lourenço