Kitu: a nova champanheria de Campo de Ourique está cheia de sabores sul-americanos
Grace é equatoriana e apaixonada por comida. Marc Pinto é o campeão nacional dos escanções e especialista em vinhos. Juntos, criaram um spot que serve tudo aquilo de que gostam.

Conheceram-se nos corredores do Lasarte, famoso três estrelas Michelin de Barcelona, apaixonaram-se e, um dia, decidiram mudar-se para Portugal. O português Marc Pinto e a equatoriana Grace Lora marcaram a despedida como melhor sabem fazer: com um copo de champagne favorito, o Diebolt-Vallois. Cinco anos mais tarde, a bebida continua a servir-lhes de inspiração e é a estrela da Kitu Champanheria, o seu novo projeto a dois, a funcionar em Campo de Ourique desde 17 de novembro.

O projeto é um encontro de duas visões distintas: Marc, 35, é um especialista em vinhos; Grace, de 32 anos, é uma apaixonada pela cozinha sul americana. A empresária e o sommelier conheceram-se há oito anos no restaurante de Martin Berasategui. Ela formou-se em hotelaria, ele tornou-se escanção de eleição e é hoje sommelier do Fifty Seconds, em Lisboa, mas também tricampeão do Concurso Nacional de Escanções.

Naturalmente, um projeto a dois teria que ter uma enorme componente vínica, mais concretamente o champagne e espumantes, numa garrafeira seleccionada por Marc Pinto. “Demos preferência a produtores que apenas usam uvas próprias, porque assim os champanhes são mais exclusivos. Não vendemos nada que se encontre nos supermercados, é tudo escolhido diretamente de adegas”, nota a equatoriana que chegou a Barcelona em 2016.

Leia o artigo completo.

24/03/2025 às 09:35

Produtor

Bruno Ferreira

Multimédia

Bruno Ferreira

Pós-produção vídeo

Joana Mouta