Em 2023, saíram mais de 35 mil refeições de uma pequena cozinha nos Anjos, em Lisboa. O responsável pelo feito da dark kicthen é Bertrand Bizot-Espiard. O francês de 47 anos é apaixonado por pratos tailandeses, coreanos e vietnamitas. O sucesso do negócio de delivery que criou levou-o a abrir um espaço onde pudesse receber os fãs da sua cozinha de fusão. Picoas foi o bairro escolhido para receber o Street Chow, um restaurante de especialidades asiáticas.
Bertrand mudou-se para Portugal com a mulher e os filhos em 2018. Nascido em Dijon (França), sempre teve o sonho de ser cozinheiro. “Era a minha paixão”, conta à NiT. No entanto, sabia que se continuasse a viver naquela região não ia conseguir seguir o rumo profissional que ambicionava trilhar. Passou pelo Luxemburgo, mas foi em Estocolmo que decidiu assentar. Viveu na Suécia durante 10 anos, onde “trabalhou na área financeira”, que lhe deu bases para agora gerir o negócio.
Porém, a profissão não o fazia feliz. Com saudades da criatividade que podia usar livremente na cozinha, decidiu mudar-se com a família para a Tailândia. Enquanto lá esteve ficou fascinado pela cultura gastronómica daquele país. “Os pequenos restaurantes, com comida local, abertos de manhã à noite, com pessoas a comerem no meio rua. Aquilo era incrível”, recorda.
Leia o artigo completo.
26/03/2024 às 10:00