Chef Nuno Mendes regressa a Lisboa para abrir um restaurante num antigo convento
O português trabalhou maior parte da sua carreira em Londres, incluindo num restaurante com o qual ganhou uma estrela Michelin.

Nuno Mendes já viu e cozinhou praticamente tudo. Fez sobretudo carreira fora do País, em particular em Londres, onde conduziu vários espaços, caso do Viajante, inaugurado em 2010 e que lhe valeria a conquista de uma estrela Michelin — e uma presença nos World’s 50 Best em 2013. Agora o chef português regressa à capital com a abertura de um restaurante num convento.

Nuno Mendes possui uma vasta experiência na culinária, tendo visto e preparado uma ampla variedade de pratos ao longo da sua carreira. Fez a maioria do seu percurso profissional fora de Portugal, especialmente em Londres, onde liderou vários restaurantes, entre os quais se destaca o Viajante. Inaugurado em 2010, o espaço rendeu-lhe uma estrela Michelin e uma posição na lista dos 50 Melhores do Mundo em 2013. Agora, o chef de 51 anos regressa à sua cidade natal, Lisboa, para abrir um novo restaurante num antigo convento.

Em 2023, Mendes lançou o Cozinha das Flores no Porto e já havia gerido um espaço no Bairro Alto, que encerrou portas em 2022. Em entrevista ao “Público”, expressou o seu entusiasmo: “Estou super entusiasmado, é um sonho enorme. Tinha saudades de estar em Lisboa. Adoro o Porto, mas isto é que é realmente voltar a casa”. O novo empreendimento localiza-se na antiga igreja do Convento de Santa Joana, na Rua de Santa Marta.

Leia o artigo completo.

25/06/2025 às 18:15

Produtor

Bruno Ferreira

Multimédia

Bruno Ferreira

Pós-produção vídeo

Joana Mouta