CdO. A nova petiscaria em Campo de Ourique que honra “as gentes do bairro”
No espaço há caricaturas de personalidades da zona penduradas na parede e pratos do dia típicos.

Amêijoas, pica pau, bitoques e outros petiscos de sempre. Não é pela originalidade da carta que a CdO Petiscaria se quer evidenciar, mas sim pela familiaridade e pelos sabores bem portugueses. Foi isso que imaginou Nelson Brito, o empresário da restauração responsável pela nova casa de Campo de Ourique, aberta desde novembro.

O lisboeta de 67 anos não é nenhum estreante na restauração. Engenheiro eletrotécnico de profissão, deixou a área para abrir, com um sócio, o primeiro Restaurante Serra da Estrela no Cascaishopping. Oito anos depois, sozinho, inaugura um outro espaço com o mesmo nome no Centro Comercial Vasco da Gama e aproveita para expandir o conceito para mais oito locais, de norte a sul do País.

Não parou por aí. Em 2016 fez uma parceria com a chef Justa Nobre e abriu o Bitoque no Ponto, também em centros comerciais. No ano seguinte inauguraram o mesmo conceito na Calçada da Ajuda. Nessa altura começou a sonhar com uma pequena petiscaria. Vendeu todos os negócios de franchising e começou a desenhar o seu próprio projeto. Em 2024 encontrou uma taberna abandonada em Campo de Ourique e decidiu transformá-la para abrir, finalmente, a casa de petiscos, para “honrar a nossa gastronomia e a cultura da partilha à mesa”.

Leia o artigo completo.

25/02/2025 às 09:05

Produtor

Bruno Ferreira

Pós-produção vídeo

Laura Lourenço

Multimédia

Bruno Ferreira