Alkimia: novo restaurante e wine bar de Queluz tem o dedo do enólogo Paulo Laureano
O enólogo surge no papel de consultor e criou a carta que acompanha os pratos para partilhar do chef José Freitas.

O nome de Paulo Laureano é uma referência no mundo dos vinhos portugueses. O enólogo tem no Alentejo o seu terroir natural, mas não deixa de desenhar vinhos um pouco por todo o País, sempre com predileção pelas castas autóctones. Para o seu próximo projeto, viajou até Queluz, onde presta a sua ajuda como consultor de vinhos do novíssimo Alkimia Wine Lounge Palace, propriedade de João Castro e José Freitas, os mesmos donos dos dois Alkimia de Évora — e do de Carcavelos.

“Eles sempre gostaram de vinhos, sempre estiveram muito ligados a esse mundo e queriam criar espaços onde as pessoas pudessem provar referências de todas as regiões e, a isso, juntar-lhe a comida de partilha”, explica o enólogo que fez a seleção de vinhos atualmente disponível no espaço de Queluz, inaugurado a 12 de junho.

Este será, contudo, um trabalho sempre inacabado. A ideia é que não ultrapasse as 50 a 60 referências, constantemente em mutação — menos quantidade, mais variedade. A cada mês, baralha-se tudo e volta-se a dar aos clientes uma nova seleção, com foco “em vinhos menos conhecidos”.

Leia o artigo completo.

26/08/2024 às 10:30

Produtor

Rita Umbelino

Multimédia

Bruno Ferreira

Pós-produção vídeo

Laura Lourenço