A nova pizzaria portuense junta sabores italianos, brasileiros e portugueses
Quatro anos depois de abrirem a primeira pizzaria em Canidelo, Fabiana e José levaram a sua proposta gastronómica ao Porto.

Natural de São Paulo, no Brasil, e filha de emigrantes madeirenses, Fabiana Vicente sempre se identificou com a cultura portuguesa, não sendo difícil tomar a decisão de viver no nosso País e abrir a Pizzaria Paulista. Trocou a Madeira pelo Porto, em 2017, porque se apaixonou pela cidade. “É difícil de explicar, mas o Porto é um sentimento”, defende.

À New in Porto, Fabiana confessou a sua motivação principal para a abertura de uma pizzaria. São Paulo é, por excelência, a cidade brasileira que mais (e melhor) promove uma iguaria universal: a pizza. Num fim de semana, podem ser vendidas até um milhão de pizzas e, apesar de não se tratar de um prato tradicional do país, serve para juntar amigos ou a família à mesa e é exatamente isso que Fabiana pretende promover com o seu marido, José Alves, na Pizzaria Paulista.

“O nosso espaço em Canidelo é pequeno, é mesmo um negócio familiar. A nossa ideia não é abrir muitos restaurantes e fazer dinheiro por fazer, mas sempre quisemos abrir no Porto por ser uma cidade importante para nós e porque queríamos dar a conhecer os nossos sabores, é um desafio mostrar ao público o que é uma pizzaria paulista, mas temos tido uma grande validação e isso deixa-nos bastante felizes”, explica.

Leia o artigo completo.

20/12/2023 às 10:00

Produtor

Rita Umbelino

Pós-produção vídeo

Joana Mouta

Multimédia

Tânia Teixeira

Assistente de pós produção

Laura Lourenço