A casa tão especial para Camilo Castelo Branco agora é um restaurante no Porto
O escritor passou muito do seu tempo no número 378 da Rua do Almada. "Não fazia sentido abrirmos noutro sítio", garantem os sócios.

“Camilo Castelo Branco foi um dos maiores escritores da língua portuguesa. Hoje estaríamos a celebrar o seu 198.º aniversário e, daqui em diante, esta data irá também ser lembrada como o início de um sonho onde o amor é o prato principal. A rua, que outrora foi palco de um capítulo da sua vida, contará agora a história de uma forma gastronómica com combinações únicas. O Camilo será um lugar especial.” Foi desta forma que se anunciou a abertura de um novo restaurante no Porto.

A Rua do Almada, na baixa da cidade, viu passar ao longo dos anos diversas figuras conhecidas. Mas nenhuma deixou uma marca tão forte como Camilo Castelo Branco — pelo menos, para Margarida Osório (de 31 anos) e Bernardo Maciel (de 47).

“Pensámos na história de amor de Camilo e Ana Plácido, que viveu neste mesmo edifício, e quisemos traduzir essa relação de encontros e desencontros para o prato. Juntámos ingredientes que, à partida, não são vistos juntos, procurámos relações inusitadas e sabores contrastantes para chegar àquilo que, para nós, é comum à história de Camilo e Ana e à gastronomia: amor e perdição”, começam por explicar à NiT.

Leia o artigo completo.

19/06/2023 às 09:30