“Camilo Castelo Branco foi um dos maiores escritores da língua portuguesa. Hoje estaríamos a celebrar o seu 198.º aniversário e, daqui em diante, esta data irá também ser lembrada como o início de um sonho onde o amor é o prato principal. A rua, que outrora foi palco de um capítulo da sua vida, contará agora a história de uma forma gastronómica com combinações únicas. O Camilo será um lugar especial.” Foi desta forma que se anunciou a abertura de um novo restaurante no Porto.
A Rua do Almada, na baixa da cidade, viu passar ao longo dos anos diversas figuras conhecidas. Mas nenhuma deixou uma marca tão forte como Camilo Castelo Branco — pelo menos, para Margarida Osório (de 31 anos) e Bernardo Maciel (de 47).
“Pensámos na história de amor de Camilo e Ana Plácido, que viveu neste mesmo edifício, e quisemos traduzir essa relação de encontros e desencontros para o prato. Juntámos ingredientes que, à partida, não são vistos juntos, procurámos relações inusitadas e sabores contrastantes para chegar àquilo que, para nós, é comum à história de Camilo e Ana e à gastronomia: amor e perdição”, começam por explicar à NiT.
Leia o artigo completo.
19/06/2023 às 09:30